"Vamos tentar coompreender" | Happy Hippie
Hoje tornou-se viral um vídeo de bullying na Figueira da foz (se não me engano) onde se via um grupo de jovens a bater num outro aluno, ou melhor, uma ou duas raparigas a agredirem um miúdo e outros 50 a assistir sem fazerem nada. Para mim, isto não é assim tão novo porque andei numa escola onde isto acontecia basicamente todos os dias mas não deixo de ficar indiferente à cobardia de pessoas com tamanha disfunção nos seus chakras. O vídeo por sim já é bastante "pesado", há umas quantas cenas que apetece mesmo desligar e desistir, contudo o mais enfurecedor foi o que eu ouvi passado algum tempo, numa entrevista da SIC Noticias ao pai de uma das tais raparigas em que ele dizia que "agora era falar com a filha e tentar compreender".
O que há para compreender? Não digo que a solução seja pancada porque se me conhecem sabem que não acredito nesses tipos de educação, mas sinceramente, este homem acabou de ver a filha a agredir um aluno e quer compreender a sua atitude? Não seria NECESSÁRIO ser o próprio pai a chamar à razão estas atitudes insensatas que a filha tomou? É normal os miúdos terem, de certo modo, atitudes violentas mas chegar a este ponto? Acham mesmo que depois disto estas pequenas pessoas com atitudes bárbaras merecem qualquer tipo de compreensão? Ou também me vão dizer que se eu e um grupo de 50 amigos espancar-mos uma velhinha, independente da razão que nós tenhamos, mereçamos que nos compreendam?
Este é simplesmente a minha insignificante opinião, não acredito que os miúdos mereçam apanhar pior como vi em muitos comentários ao vídeo mas também não acho que tenham desculpa possível para o que fizeram e seja qual for a punição, espero que a tenham e que aprendam. Lembrem-se independentemente de todas as razões que tenham, desatarem aos estalos uns aos outros não vai resolver nada, só vos vai deixar com os olhos negros.